2 feb 2012

Dia da padroeira de Porto Alegre e de Iemanjá!

Hoje foi dia de festa na capital de todos os gaúchos. Dia de Nossa Senhora dos Navegantes padroeira da cidade de Porto Alegre, e também de Iemanjá, a rainha das águas.

Uma cidade como esta, banhada por um rio/lago/estuário (ainda não se chega a um acordo quanto a sua denominação - embora estuário esteja descartado pelas suas características - eu prefiro chamá-lo simplesmente de Guaíba!) desta magnitude não poderia ter outra padroeira a não ser N. S. dos Navegantes.

E com a herança antropológica e cultural vinda da África, na figura dos escravos, que é bastante forte por aqui, seria muito estranho que Iemanjá não fosse festejada e celebrada "coincidentemente", no mesmo dia.

Para ver a apresentação que fiz sobre esta cidade e sua festa, melhor colocar em Tela Cheia. Para ler um texto, é só dar pausa, e depois continuar. Ah, sim, a canção tema é "Porto Alegre é demais" de autoria de José Fogaça, aqui cantada pela sua esposa e cantora, Isabela Fogaça.

E por último, se acharam interessante, ou simplesmente curtiram o trabalho e as fotos, deixem um comentário, ok?

2 comentarios:

Moacir Chotguis dijo...

Adorei Lota...
Tua apresentação da festa de Navegantes foi muito especial.
Estivemos em Torres e na noite do dia 1 de Fevereiro assistimos na beira da praia os festejos de Iemanjá. A noite, à beira do mar, quanto mistério.
Beijos
Moacir

Lota dijo...

Puxa Moacir, obrigada! Acho alguns rituais mágicos, embora en não professe nenhuma religião, gosto da observação da natureza humana!
Obrigada pelo comentário, é sempre muito bom que as pessoas apreciem o trabalho que a gente se toma!
Um abração