3 jul 2013

No tapete mágico...

Meu tapete mágico de hoje me levou ao primeiro endereço onde morei em Paris (que não tem um um ar muito "parisien"!), 50, Rue du Disque, no 13ème. Uma torre com 37 andares, onde meu pai tinha um "studio" minúsculo (sem cozinha) no 17º . O melhor era o bairro e a esplêndida vista!  Perto, relativamente, de la Place d´Italie e do Hospital Pitié-Salpêtrière, onde meu pai esteve internado um bom tempo.

Também havia apartamentos grandes,com até 3 quartos, fantastique! Lembro muito, e com imenso carinho, de um Natal passado no apartamento de amigos (aí todos eram exilados - ele uruguaio, médico psiquiatra, ela chilena, médica também -) que moravam no 33º,  onde além de espaço, havia uma bela cozinha, e como estavam viajando de férias nos deixaram a chave!  Isto foi nos idos de dezembro de 1979.

No apto. do lado direito (cuja porta estava sempre aberta...) morava uma família de árabes, um pouco mais distante, do lado esquerdo uma família de vietnamitas, também de portas abertas! Todos cozinhavam o dia todo! Ou pelo menos, era o que parecia, porque os odores (nem sempre do nosso agrado...) se misturavam no corredor entrando por debaixo da porta, por frestas, por toda parte, inundando o ar com aquela diversidade cultural incrível! 



Ah sim, no 13ème, perto da Tour Helsinki, onde morava, existe também o simpático Quartier Chinois. 

 Nas fotos tem alguns detalhes de comércios e a Fontaine Wallace em vermelho!










No hay comentarios: