13 may 2017

O Projeto LOTA !

O projeto "LOTA" nasce no início do ano 2003 (isso não é bem verdade, eu nasci em 1948, mas eles só resolveram me homenagear em 2003, fazer o quê? Aceito!), quando a família Cousiño decidiu criar um vinho de classe mundial para celebrar seus 150 anos. 
Este Cabernet Sauvignon Merlot reúne as duas paixões da família: as minas de carvão (aqui tenho algumas restrições...) e a viticultura. É um vinho que conjuga tradição, história familiar e elegância.  

Lota 2010 foi premiado com 97 pontos e selecionado como “Mejor mezcla tinta chilena”. (Embora eu não seja muito “tinta”, agradeço o prêmio, eu mereço!)
De um extraordinário vermelho escarlate, limpo e sem sedimentos, este vinho apresenta aromas puros e delicados de cassis, framboesas silvestres e amoras maduras, com leves notas de canela e cedro. Possui bom corpo (confesso que já foi melhor...) e elegantes taninos que oferecem harmonia equilibrada por uma notável acidez (esta última nota é de alguém que me conhece bem!)

Em boca, é íntegro, mas com taninos aveludados (algo assim como a mão que bate é a mesma que afaga?!). É um vinho de excelência e grande qualidade. A temperatura ideal para ele (ela!) fica entre os 18°C e os 20°C (digamos que pode aumentar até 25°C).
É um vinho para pratos bem temperados e sofisticados como um filé  mignon ao alecrim e purê de maçã, com redução de Cabernet Sauvignon e batatas provençais. (Definitivamente a casa Cousiño Macul me conhece ...)

Só tem um porém: o preço! Aqui no Brasil uma única garrafa pode custar 
$450.  Ai gente, isso não é culpa minha não!😐



No hay comentarios: