Fotos

Uma das grandes emoções da minha vida, foi o lançamento da antologia bilíngue de Habito um país distante, do poeta chileno Julio Moncada, meu pai, dia 19 de julho de 2017, no Carmelita em Porto Alegre. 
Ele faleceu no exílio em Paris, no dia 19 de julho de 1983, coincidências da vida! Edição (linda!) da Editora Artes &Ecos, organizada por Ricardo Silvestrin e por mim, Lota Moncada. A tradução dos poemas ao português também é minha. 
No livro tem algumas fotos e um pouco da história. Confiram!


 


 


De esquerda à direita, Ricardo Silvestrin, Lucas Krüger, Marília Krüger e Lota Moncada
 

Com o Cônsul Geral de Chile em Porto Alegre, Mario Arriagada
quem empresou todo seu apoio e amizade
.
Com meu filho, Bruno Moncada

   
 
Lendo alguns poemas

Vista geral, lendo um poema

 Novo lançamento ''Habito um país distante'' já à venda no site da Artes & Ecos. Entrega gratuita para todo o território brasileiro.

Mais fotos aqui: Fotos Lançamento

*****

Fotos do recital Palavras Palabras - 2014 apresentado a 28 de junho de 2014, no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Porto Alegre), dentro do AEDO.
O AEDO - Arte e Expressão da Oralidade foi um Festival de Poesia, financiado pelo MINC e produzido e realizado pelos grupos: Gente de Palavra, Vidráguas e Après Coup, entre 10 de junho e 15 de julho de 2014.





 

 




 

 *****








Recebendo carinhoso abraço e homenagem  do diretor, ator, escritor e amigo, 

Edson Bueno.









11 de dezembro de 2012  Teatro Guaíra, Curitiba - Brasil.

Palmas para o Melhor Texto 2012 "As  tramoias  de  José na cidade labiríntica",
de Olga Nenevê.


Algumas palavras sobre o meu sentir


"Não gosto muito de rótulos, nada que enquadre (no máximo uma boa iluminação!). 
O único que aceito bem feliz, há 47 anos, é o de atriz. Tudo o mais é consequência da inevitável necessidade de participar do mundo, de me reinventar, de contribuir com a minha pArte. 

Gosto de me emocionar, gosto de suspense, gosto de duvidar, gosto de sentir que não, que não sei tudo, que não consigo imaginar tudo, e de saber que sempre tem alguém escrevendo, cantando, interpretando, e que pode me levar pela mão nesse caminho. 
Gosto... Sim, gosto de palavras. É por elas que estive aqui neste mesmo palco, recebendo um Gralha Azul de Melhor Autor, há 28 anos. 
E é por elas que estou aqui hoje, recebendo este afeto explícito e entregando o Gralha Azul 2012 de Melhor Texto Original. 

Acredito em algumas coisas: que se permitir, participar, se expor de peito aberto ao julgamento do outro, é um ato de entrega e de valentia. Que um prêmio é uma festa e também o reconhecimento a esse ato, e que é muito importante que exista um reconhecimento para que este ato seja parte, cada vez mais, de um círculo virtuoso e contínuo. 
Então, longa e feliz vida ao Troféu Gralha Azul, aos seus criadores e àqueles que o tornam possível e importante." 

 Lota Moncada






******

Só tenho a agradecer a amizade e muito boas palavras com que sempre me presenteia a querida amiga Maria Benites Gusman! Transcrevo uma belíssima nota que publicou no seu Facebook há apenas alguns dias.

"Encontro para trocas de ideias e lazer, Maria Benites Gusman. Sábado, 8 de dezembro de 2012.

Ontem, dia 07 de dezembro, participamos de um importante encontro de confraternização no Palácio da Liberdade, no Espaço Cultural / Café, em Curitiba.
Participaram desse encontro a atriz Lota Moncada, prata da casa, e o Pe. Jaime Sanchez Bosch (Curitiba) Flávia Alves Correia( Curitiba) e Doracy Benites Pastorelo, da cidade de Fóz do Iguaçu/PR.

A conversação fluiu livremente e discorreu sobre aspectos de significado, numa abordagem muito interessante sobre a vida, aspectos sociais, religiosos culturais/e outros, mas com predominância sobre as artes, inseridas nas suas respectivas vertentes e épocas.
Lota Moncada, atriz, poetisa, desempenhou diversas atividades culturais no Brasil e exterior, com premiações dignas de uma mulher que emprestou ao meio cultural, um legado de valor.
Pessoa inteligente, culta, dinâmica, empreendedora, essencialmente crítica, tem como característica um traço marcante que é o da autenticidade. Uma mulher do nosso tempo, irrequieta, procurando meios de transformar a realidade vigente, buscando a verdade, a valorização da Arte, da Cultura,  da Educação, por si, capazes de recriar o mundo na percepção daqueles que aspiram por uma mudança para melhor e que desejam participar dessas mudanças.
Posso afirmar que foi muito proveitosa a troca de ideias e os projetos que se delineiam para o futuro na visão da nossa poetisa e do querido Pe. Jaime, nosso particular amigo. 
Como quem aspira um delicioso perfume, ávida por conhecimentos, concluo que essa foi uma oportunidade única, pois a essencia da arte ficou impregnada em mim, devido a aquisição de tão importantes saberes que na prática, se concretizaram um dia. Agradeço a esses meus amigos pela disponibilidade em manter a conversação em tão alto nível e prazer por estar em tão boas companhias... E fortalecimento da amizade!"


******



Aqui, álbum de fotos do recital Palavras Palabras, realizado no Miniauditório do Teatro Guaíra, em Curitiba, 19/7/2012, dentro das atividades culturais do III CEPIAL.


******


Sucesso no Recital de Poesias ocorrido em 19/07/2012 em Curitiba, PR. no Miniauditório do Teatro Guaíra. 

Aconteceu ontem um RECITAL DE POESIA, nesta Curitiba - PR, no MiniTeatro Guaíra, com a participação exclusiva da poetisa Lota Moncada, denominado PALAVRAS, PALABRAS. 
Foram momentos de reflexão e encantamento, onde a autora revelou a intenção de valorizar as palavras e os gestos como recursos da comunicação, revelando sentimentos. Soube definir com elegância, graça e sabedoria, as etapas de vida do ser humano, a partir da infância, maturidade e as implicações que se revelam na terceira idade. Sua poesia destina-se a todos que apreciam o belo; agrada a todos, eis que inclui exemplos reais de vida, a partir de como a poesia se revela simples e complexa ao mesmo tempo..."tal e qual o esperto felino que brinca com o novelo de lã, desfazendo-o com a leveza dos seus toques" e tão logo, é preciso recolhê-lo para o recompor novamente.



Especialmente atentos, o recital foi abrilhantado por uma clientela elitizada, convicta de que haveria uma boa oferta literária, pelo reconhecimento de Lota Moncada . Podemos concluir que a poetisa traz consigo a força da inspiração; uma mulher segura de si, com sentimentos intensos e domínio das mensagens que transmite. Enfim, uma poesia reveladora de conceitos, valores e atitudes, peculiares a todos nós. 

Maria Benites Gusman / Crítica em Artes. 20 de Julho de 2012.



Fotos Chico Nogueira

*****    *****     *****     ******     *****     
Mais comentários e divulgação sobre Palavras Palabras 2012 em Curitiba, 
os que agradeço sinceramente 


"Alzira Power, a primeira peça a que assisti na vida. Jamais esqueci a atriz. Eu olhava seu rosto, suas mãos. Que mulher fantástica, cheia de energia e força vital. Um talento como depois jamais vi outro igual. Ao menor gesto expressava emoção. A vida fluía dela para a platéia. Depois do espetáculo, fomos eu e minha mãe ao camarim, e a atriz era ainda mais cativante em pessoa. Simpática, meiga, simples. Mesmo cansada do exaustivo espetáculo, nos recebeu em seu camarim com grande carinho. Me marcou para sempre. Fui ser jornalista de cultura, motivada pela impressão que esta grande artista deixou em mim. Jamais esqueci aquela noite! Deus abençoe a maravilhosa Lota Moncada, que transmite força divina em seus menores gestos!"
Alzira Power de Antonio Bivar.  Dir. Oraci Gemba.
Teatro do Paiol, Curitiba, 1976. 



Curitiba recebe hoje Lota Moncada! 




Lota Moncada Acontece em Curitiba!   Luciene de Morais





No hay comentarios: